Kabukicho : O lugar mais perigoso do Japão

Quando pensamos nos aspectos positivos do Japão muitas coisas nos vem à cabeça, sendo uma delas com certeza a segurança.
De fato, ele se comparado com a maioria dos outros países
possui sim taxas bem menores de criminalidade, de forma que as pessoas dificilmente se sentem com medo ao saírem de casa ... Mas assim como todo lugar do mundo o Japão possui áreas que são mais perigosas do que outras, e é exatamente sobre isso que iremos falar.
Hoje irei apresentar para vocês Kabukicho, que inegavelmente é a área mais perigosa de todo o Japão. Irei explicar também o porquê dela ocupar este cargo e como você pode fazer para andar lá sem correr muitos riscos.

Kabukicho fica em Shinjuku (Tóquio), bem próximo a maior e mais movimentada estação de metrô japonesa. Ele funciona como um distrito da luz vermelha, possuindo bares, motéis e também clubes que realizam serviços com acompanhantes do sexo feminino ou masculino.
Devido a sua localização privilegiada e aos letreiros brilhantes não é difícil que muitos turistas acabem sendo atraídos, mas é bom tomar cuidado, pois a área é conhecida por ter membros da yakuza perambulando por lá, bem como gerenciando muitos dos estabelecimentos.


Kabukicho é uma área relativamente recente, e se engana quem acha que lá sempre foi o símbolo da vida noturna que é hoje. Na década de 1920 o lugar era ocupado por uma escola só para meninas, porém com a Segunda Guerra ela foi destruída; Após a guerra acabar o governo tinha como plano construir um teatro de kabuki ali, mas o projeto nunca saiu do papel devido a crise financeira da época; Neste meio tempo passaram a ser construídos cabarés no local, porém o nome acabou ficando.




A variedade de estabelecimentos em Kabukicho não se resume somente a bordéis, na verdade lá é o lugar perfeito para qualquer pessoa que esteja em busca de divertimento. Podemos encontrar ali karaokês, arcades, cassinos e restaurantes, incluindo um que proporciona uma experiência única de poder ver um show de robôs peitudos enquanto come. Para atrair clientes é possível ver alguns dos robôs fora do restaurante, próximos a estrada.

Agora vamos falar da parte ruim, que é o fato do lugar não ser muito seguro ... Mas vamos com calma, que a coisa também não é assim.
Nós por morarmos no Brasil temos o costume de classificar um lugar como sendo perigoso quando nele ocorrem crimes tipo assalto a mão armada, estupros e latrocíno. Se for assim, de fato, Kabukicho acaba não se tornando um distrito ameaçador, uma vez que mulheres podem sim andar desacompanhadas e os cidadão locais ficam lá sem medo.

O que acontece lá é que a yakuza está presente, e ela é responsável por crimes como extorsão e podem sim ficar agressivos se forem contrariados. O segredo para ficar seguro andando por lá é simples :
1- Não entre em estabelecimentos aparentemente vazios, com uma entrada sombria que te passem insegurança. Tem lugares que servem apenas como faixada para encontros de pessoas que realizam atividades ilícitas e eles não vão ficar felizes ao serem surpreendidos por um turista com cara de besta. Se quiser ir a um bar pesquise antes ou peça sugestões para um amigo.

2- Você provavelmente será abordado por homens te convidando para ir a alguma casa noturna. Eles normalmente são estrangeiros, bem vestidos, simpáticos, falam um inglês maravilhoso e irão tentar te convencer a conhecer o lugar onde eles trabalham, dizendo que tem bebidas e muitas mulheres bonitas a sua disposição. NÃO ACEITE, IGNORE.
Em muitas dessas casas noturnas as pessoas aplicam golpes, dizendo que vão cobrar um valor x pelas bebidas mas no final acabam saindo por um preço bem maior ... E ai de você se não pagar.

E prostituição, existe por lá ? Bem, de acordo com a lei prostituição é uma prática ilegal no Japão, mas uma vez que nesta área a máfia possui muitos estabelecimentos é possível sim encontrar lugares onde a troca de sexo por dinheiro é aceita. Aliás, após pesquisas foi comprovado que entre 20% e 40% da população masculina japonesa já fez uso deste serviço.
Para aqueles que desejam desfrutar da companhia feminina mas não querem se arriscar existem as hostess, moças que realizam o serviço de companhia apenas. Elas irão conversar com você, rir das suas piadas, te servir bebidas e acender seus cigarros. Existem mais de 100 clubes hostess em Kabukicho, e acha-los é fácil uma vez que o lugar está lotado com cartazes que fazem propaganda das meninas.


Quem não estiver muito interessado na companhia de mulheres pode optar pelos hosts, basicante uma versão masculina das hostess, que realizam o mesmo serviço de companhia.
A aparência deles é bem andrógina, lembrando um pouco personagens de anime. Muitas mulheres no Japão pagam rios de dinheiro todos os anos para poder estar perto deles.


Se você está acompanhando e não visa pagar para desconhecidos flertarem com você não se preocupe, pois em Kabukicho existem opções para casais. Lá você encontrará uma variedade enorme de Love Hotels, motéis bem luxuosos e muitas vezes com suítes temáticas.



E agora voltando a falar sobre as dicas de segurança, faltou mencionar mais uma : A última regra para se manter seguro lá e que embora seja difícil dos turistas quererem cumprir é a de evitar tirar fotos.
Lá tem pessoas fazendo o que não devem, desobedecendo a lei, e algumas podem até mesmo estar sendo procuradas pela polícia, logo, não tire foto de ninguém sem pedir permissão. Não custa nada lançar um "Watashi wa, anata no shashin wo totte mo ii desu ka?", não é mesmo ?

Conclusão :
Embora esta seja a área mais perigosa do Japão por conter gangues de rua e mafiosos ainda sim é uma brisa de verão mentolada se comparada com o que acontece aqui no Brasil. Estrangeiros devem sim ter atenção redobrada, ainda mais se não dominarem o idioma, mas seguindo essas três regrinhas que eu citei neste post ninguém irá correr perigo.
Kabukicho é um lugar bem original, possuindo estabelecimentos que agradam todos os gostos, logo, é uma ótima opção para turismo principalmente para quem curte luzes brilhantes, se vestir bem e tudo mais que a noite pode oferecer.
