Turismo diferente : Os templos japoneses mais originais
Templos são com toda certeza uns dos lugares mais visitados pelos turistas que resolvem se aventurar pelo Japão; Cada um deles possui uma arquitetura e história únicas que vale a pena conhecer mesmo se você não tem muito interesse pela religião em si ... Acontece que alguns conseguem ser ainda mais originais e acabam atraindo atenção pelos temas pouco convencionais.
Deixo aqui uma lista com os 5 templos mais interessantes, originais e estranhos da Terra do Sol Nascente :
1- Sogen-ji (Templos dos kappas) :
Kappas são criaturas famosas no folclore japonês, conhecidos por sua aparência que lembra uma mistura entre um humano e tartaruga. Eles gostam de causar encrenca, normalmente se escondendo em rios, esperando que pessoas passem para poder afoga-las ... Mas então porque diabos eles tem um próprio templo ?
Reza a lenda que uma pequena vizinhança de Tóquio estava sendo atormentada por esses monstrinhos e visando acabar com o problema resolveram criar um templo para acalma-los.
Neste espaço localizado em Okayama você poderá ver estátuas, manuscritos e até mesmo um santuário, onde pepinos (a comida favorita dos kappas) são servidos como oferenda ... A parte mais estranha ? Eles possuem um braço mumificado, que dizem ter pertencido á uma dessas criaturas.
2- Unrinji (Templo dos gatos) :
Este aqui com toda certeza é parada obrigatória para os amantes de gatos; O templo, também conhecido como Nekodera está localizado na cidade de Hagi, em Yamaguchi, e se destaca pelo grande número de esculturas de felinos que possui.
Reza a lenda que este templo foi criado após um samurai falecer durante uma batalha e seu gato ficar ao do corpo de luto, após alguns dias sucumbindo à tristeza e cometendo suicídio. Este ato de lealdade não passou despercebido pelos membros do clã, que resolveram erguer um templo para homenagear a existência dos felinos.
3- Awashima Jinja (Templo das bonecas) :
De longe este templo não parece ter nada de especial, mas se nos aproximarmos um pouco logo vemos o porquê dele estar nesta lista; Localizado em Wakayama o Templo Awashima é decorado com centenas de bonecas de todos os tamanhos e cores. Elas em sua maioria são deixadas lá por moradores próximos ou turistas, como oferenda ou apenas pelo fato de não quererem mais as bonecas mas terem pena de jogá-las fora.
Muitas das pessoas que frequentam o templo dizem sentir uma atmosfera estranha. Isso talvez se dê pelo fato de que muita gente naturalmente já tenha uma certa aversão a bonecas em seu subconsiente, ou senão pelo fato de que existem centenas de lendas urbanas as envolvendo, uma que por sinal tem berço neste templo, que até poucos anos atrás expunha ao público
uma boneca que aparentemente pertenceu a uma menina que faleceu durante a Segunda Guerra e teve sua alma sugada para dentro dela, de forma que até hoje seu cabelo cresce.
Histórias macabras à parte, este templo é bem bonito e delicado, principalmente em março, quando ocorre o Hina Matsuri (festival das bonecas) e o lugar além de celebrar as cerimônias típicas da data fica com um altar enorme cheio de bonecas.
4- Kinkaku-ji (O templo de ouro) :
Este templo está localizado em Kyoto e é uma dos pontos turísticos mais populares do Japão ... O motivo ? Ele tem seu exterior pintado com folhas de ouro, o que não apenas impressiona pela extravagância , mas também pelo visual estonteante. No centro do telhado tem uma fênix, animal mitológico conhecido por ter renascido das próprias chamas, e o fato dela estar aí não é coincidência, uma vez que o lugar já pegou fogo no mínimo duas vezes durante a história, sendo a mais recente em 1950, após um ataque criminoso.
O templo foi reconstruído e inaugurado novamente em 1955, mas por medo de novos ataques, roubos ou vandalismo o templo não é aberto a visitantes, podendo ser visto apenas de longe. Seja como for mesmo admirado de uma certa distância o templo continua sendo impressionante e passeio ainda vale a pena não só por ele mas pela oportunidade de passear pelos jardins em volta. Tanto no verão como no inverno a vista sempre atrai milhares de turistas.
5- Karube Jinja (O templo dos seios) :
Obviamente como já me é de costume deixei o melhor para o final. Sim, você leu certo : Este é um templo onde o foco são os seios femininos. Ao entrar você verá as paredes lotadas com amuletos, muitos contendo seios desenhados ou de pano.
Ele fica em Okayama e existe desde o ano de 1698. Mais de 300 anos se passaram desde sua construção, mas ele não foi esquecido, pelo contrário, até hoje mulheres grávidas vão lá para pedir um parto seguro e que possam produzir leite suficiente para alimentar seus filhos pelo tempo que precisarem. Atualmente também é comum ver meninas jovens e solteiras fazendo oferendas, pedindo que seus seios cresçam e fiquem mais chamativos bem como moças que estão ou tiveram
câncer de mama, pedindo uma cura ou que a enfermidade não volte ... Basicamente, esse templo é o lugar certo para pedir soluções a problemas relacionados aos seios, seja ele qual for.
Parte mais excêntrica de todas ? Antes os amuletos precisavam ser feitos a mão, mas hoje o trâmite está mais prático e eles podem ser comprados já prontos pelas moças que desejarem fazer uma visita ao Karube Jinja por 2000 ienes (+- uns 50 reais). Além dele o preço também inclui um enfeite para celular com um seio e o nome do templo.
E é isso, espero que tenham gostado e colocado mais destinos no cronograma quando estiverem planejando a viagem !!