top of page

Resenha : 30-sai no Hoken Taiiku


Não costumo fazer muitas resenhas de anime; Não por desgostar deles e sim porque existem diversos sites que já fazem isso, muitos inclusive bem melhor do que eu, de forma que opto por escrever sobre assuntos relacionados a cultura japonesa, história e curiosidades em geral a maior parte do tempo.

Para falar a verdade resenhas são algo que penso muito antes de fazer para ver se vale a pena, e quando faço a animação em questão tem que seguir duas regras :

1 - Não pode ser um anime extremamente famoso que muitas pessoas já conheçam, de forma que meu post tem mais chances de ser útil a alguém e o leitor de fato descobrir algo novo (que é o objetivo principal deste blog)

2 - Precisa ter uma história original, independente do gênero

Enfim, hoje resolvi trazer pra vocês um anime que conseguiu atender aos meus pré-requisitos, principalmente em termos de ter um enredo único : 30-sai no Hoken Taiiku

Primeiramente, nada mais justo do que falar sobre o gênero dele, não é mesmo ? Pois bem, ele é uma mistura de romance/comédia e ecchi ... Muito, muito ecchi uma vez que o foco do anime nada mais é do que relacionamentos, sexo e tudo mais que os envolve.

A história começa com o personagem principal, Hayao, um homem de 30 anos que é virgem e nunca teve uma namorada recebendo a visita de dois deuses, que vieram a terra com o objetivo fazer ele encontrar uma namorada e perder a virgindade. Estes deuses são bem atrapalhados e nem sempre dão os melhores conselhos, o que coloca nosso protagonista em situações embaraçosas e ao mesmo tempo hilárias que resultam muitas vezes nele sendo rejeitado diversas vezes.

Com o desenrolar da trama vão aparecendo outros personagens, como a Natsu, a qual Hayao conhece por acaso e acaba se apaixonando. Além dela existem mais personagens importantes, mas não vou entrar em detalhes para não spoilar, mas garanto que esse anime rende algumas boas surpresas.

Quanto aos gráficos posso dizer que são bem fofinhos, variando entre o formato normal e chibi quase que numa proporção de 1:1 ... Sim, os personagens crescem e diminuem de tamanho o tempo todo, o que pode ser irritante ou não dependendo de quem vê. A arte não tem nada de impressionante, mas está longe de ser considerada ruim. É apenas bonitinha, só, sem tirar nem por.

Uma crítica porém que eu tenho a dar é quanto a censura (sobre a qual coincidentemente fiz um post há menos de dois dias). Na hora que os personagens começam a falar sobre termos voltados ao sexo, sejam eles partes do corpo, posições, ou escrever sobre eles no quadro negro a voz do dublador é censurada e o quadro fica coberto com tarjas. Do jeito que eles fizeram dá para ver que foi na tentativa de ficar engraçado, o que teria de fato sido se tivesse ocorrido apenas uma ou dias vezes e não o tempo todo, pois perdeu-se muito do conteúdo.

30-sai no Hoken Taiiku é extremamente interessante, pois mesmo tendo cenas bem engraçadas aborda assuntos profundos como primeiros encontros, inseguranças com o próprio corpo, fetiches e um pouco sobre como e cérebro feminino e masculino funcionam. Esse é um fator bem positivo, uma vez que se diferencia daqueles ecchi besteirol onde só aparecem garotas peitudas, calcinhas vistas por baixo da saia e mais nada.

Claro, para ficar engraçado algumas cenas são feitas de forma exagerada, então não recomendaria esse anime para quem é virgem e de fato quer informações precisas e sérias, mas admito que independente disso o conteúdo apresentado muitas vezes tem lá seu fundo de verdade.

Aliás, eu não acho que ninguém deveria buscar dicas sobre sexo em animes ou mangás uma vez que eles servem apenas como entretenimento. O melhor a ser feito para saciar as dúvidas de forma correta seria se consultar um profissional da área da saúde ou ler livros sobre o assunto ... mas admito que o mangá Futari Ecchi ensina muitas coisas verdadeiras por se basear em pesquisas e em fatos reais. Esse talvez seja o único mangá confiável sobre o assunto, então fica a dica aos interessados.

Mas agora voltando ao anime, outra coisa que me agradou é que ele possui um formato dinâmico; São 12 episódios, cada um com cerca de 10 minutos de duração, logo, se quiser fazer maratona dá para ver tudo em 2 horas sem se cansar.

Conclusão : É um anime de humor impecável, personagens interessantes e uma história original e que mesmo curta acaba prendendo o telespectador. Ele cumpre seu propósito e certamente te fará rir. O final foi ótimo e tanto as músicas de abertura como de encerramento são muito legais.

Se eu fosse dar uma nota seria 9 de 10; Só tirei 1 pontinho porque não gosto muito de chibis em animes e a censura como previamente citei me frustrou um pouco.

E é isso, espero que tenham gostado da resenha, que embora curtinha acho que resumiu bem tudo que precisava.

Se você quiser ver todos os episódios de graça com legendas em português clique aqui

Tags:

Destaque
Tags
bottom of page