Maquiagem : As japonesas fazem igual a gente ?
Nem toda mulher usa maquiagem, mas todo país tem milhares de adeptas que adoram poder realçar ou esconder uma coisinha aqui ou ali antes de sair de casa.
Cosméticos fazem parte da sociedade há no mínimo 6000 anos, datando desde os egípcios que adoravam adornar seus olhos com tinturas pretas até as técnicas de contorno dos dias de hoje.
Desde os primórdios cada civilização tinha seu ideal de beleza, e no Japão não foi diferente. Assim como em muitos países da Ásia o povo nipônico acreditava que ter uma pele o mais clara possível era um símbolo de inocência e status social, bem como achava muito bonito o contraste de uma pele branca com lábios vibrantes. Podemos ver isso claramente nas geishas, que utilizavam pó de arroz na face e no pescoço e tingiam os lábios e o canto dos olhos com sementes para estes ficaram vermelhos.
Outra moda que existiu até a Era Meiji (1868-1912) era a de tingir os dentes de preto; Esta prática era chamada de ohaguro (お歯黒) e era mais comum entre mulheres casadas, embora em alguns momentos da história homens e meninas jovens também tenham feito uso dela. Além da função estética essa tintura auxiliava contra problemas dentários .
Nos dias de hoje porém muita coisa mudou : Ohaguro ficou obsoleto devido ao avanço de tratamentos ortodônticos e geishas e maikos embora ainda existam e possam ser vistas caminhando em Kyoto ainda sim estão em menor número do que antigamente ... Então como as japonesas se maquiam ? É tão diferente assim da gente ? Bem, sim e não.
Não porque assim como nós elas também fazem o uso de produtos como base, corretivo, blush, batom, cílios postiços e sombras de olho, mas por outro lado as tendências e técnicas de aplicação bem como escolha de cores é diferente.
Para ilustrar bem as diferenças irei colocar aqui fotos comparativas, com o lado esquerdo mostrando uma maquiagem comum de se ver aqui no Brasil e do lado direito uma típica maquiagem japonesa; A cada parte do rosto irei explicar como ela é feita lá e aqui.
Olhos :
Enquanto a maquiagem brasileira utiliza delineadores com traços mais dramáticos e faz o uso de sombras de cor escura, bem viva ou glitter a japonesa costuma delinear pouco os olhos, usar sombras neutras, em menor quantidade e acentuar a parte que fica abaixo dos cílios inferiores, chamada por eles de namidabukuro, na tentativa de conseguir um olhar mais arredondado, jovial e fofo. Outra coisa muito comum utilizada pelas japonesas mas que aqui embora existam não são tão populares são lentes de contato coloridas.
Sobrancelhas :
Aqui é comum vermos sobrancelhas mais grossas e arqueadas; Elas são feitas normalmente utilizando muito lápis e dependendo da habilidade da pessoa é possível criar um formato totalmente diferente do original. No Japão entretanto as meninas costumam apenas preencher suavemente um pouco as sobrancelhas e deixando-as quase sempre no formato que elas já possuem.
Bochechas :
No Brasil o blush costuma ser aplicado na lateral do rosto, enquanto no Japão é mais comum passar ele no centro das bochechas, próximo ao nariz. Quanto as cores aqui optamos por tons mais neutros que se misturem ao da nossa pele, dando um brilho saudável mas com aspecto natural. As japonesas porém optam muitas vezes por tons rosa claro, e se eles se sobressaírem um pouco isso não é um problema.
Lábios :
No Ocidente como um todo é comum ver lojas que possuem milhares de cores de batom, bem como encontrar mulheres que usam tons de vermelho, vinho, laranja ou até outras cores mais ousadas em seus lábios no dia-a-dia, além disso opções matte (sem brilho) são extremamente populares.
As japonesas preferem usar cores mais neutras como rosa claro, médio ou pêssego. Embora lá existam também batons matte a preferência da maioria ainda está em produtos que tenha um pouco de brilho.
Contorno :
Esta técnica embora muito utilizada aqui com o objetivo de afinar certas áreas do rosto e realçar outras não é popular no Japão. O contorno de popularizou há pouco tempo, e é possível que não tenha chegado no Japão, ou que até tenha mas não tenha sido muito aceito pela maioria das pessoas por elas acharem uma etapa desnecessária ou cansativa demais para ser adicionada a rotina de maquiagem diária.
Conclusão :
Ao olharmos para uma foto como essa acima, que reúne ao mesmo tempo todas as áreas do rosto e técnicas citadas previamente podemos concluir que no geral a maquiagem escolhida pelas japonesas tende a ser mais básica e mais neutra, visando uma aparência jovial e inocente, enquanto aqui o look mais procurado pelas mulheres é mais dramático, o que deixa elas se sentindo mais sexys e poderosas.
Agora, momento reflexão : Um dos estilos é melhor ou pior do que o outro ? Absolutamente não !!
Nenhum deles está errado, são apenas diferentes. Não tem aquele que seja mais feio ou mais bonito, apenas no máximo um com o qual a gente se identifica mais, e mesmo assim isso não nos impede de tentar um ou outro ou até misturar os dois juntos. Não existem regras na maquiagem, ela é uma forma de expressão linda e deve ser utilizada por todos que estejam interessados, independente de gênero, idade ou cor.
E é isso, espero que tenham gostado do post de hoje !!
Deixarei aqui abaixo mais algumas fotos como inspiração :