Ir ao banheiro no Japão : Sim, até isso é diferente
- Creepy Factor
- 11 de set. de 2016
- 6 min de leitura

Um dos objetivos deste blog além de mostrar diversos aspectos da cultura japonesa é também fazer com que os leitores que pretendem viajar para o Japão estejam prontos para encarar certas situações sem serem pegos de surpresa ,afinal, o choque cultural é inevitável, mas pode sempre ser suavizado.
Hoje iremos falar sobre banheiro; Eles estão em todos os países do mundo (claro!) mas não vou negar que fiquei chocada ao descobrir que do outro lado do planeta os banheiros são completamente diferentes do que estamos acostumados e que existe um jeito diferente de fazer as necessidades por lá ... Sim, se você pretende ir ao Japão aprender como ir ao banheiro é uma habilidade que pode vir a calhar.
Mas vamos começar por partes, pois antes ir ao vaso é necessário entrar no banheiro, não é mesmo ?
Identificar o banheiro correto é o primeiro passo, mas não se preocupe pois esta etapa é facílima; Basta se ater aos desenhos nas portas. Eles são praticamente iguais aos que vemos no Brasil, então te garanto que você não terá problemas

Ok, estou aqui. E agora?

Como você já deve saber tirar os sapatos ao entrar em casa é um hábito comum entre os japoneses, que normalmente andam de meias e/ou chinelos e raramente com os pés descalços tocando o assoalho; Agora, o que poucos sabem é que existem chinelos especiais para serem usados no banheiro. Eles ficam na entrada e estão presentes não só nas residências como em muitos hotéis e até mesmo alguns restaurantes

Identificá-las não é difícil uma vez que elas quase sempre tem a palavra "toilet" escrita nelas, ainda mais em se tratando de lugares públicos onde podem haver turistas.
A dinâmica é simples : Você tira seu chinelo de ficar em casa antes de entrar no banheiro, coloca os chinelos especiais, faz o que precisa ser feito e ANTES de sair do banheiro você coloca elas novamente na entrada. Esta última parte é extremamente importante de ser lembrada, uma vez que os japoneses consideram os chinelos para banheiro o objeto mais sujo e obsceno da face do epicentro do universo ,logo, ser visto usando um par em outros aposentos será uma gafe astronômica que você deve evitar.
Ok,então conseguimos entrar no banheiro; Agora está na hora de se deparar com o vaso sanitário. Se você tiver sorte (e na maioria das vezes terá) irá se deparar com um modelo ocidental que estamos acostumados ... Mas as coisas nem sempre são como esperamos e é possível que ao abrir a porta você se depare com isso:

E aí, o quê fazer ? Gritar ? Dar meia volta ? Se arrepender de ter viajado ?
Este aqui ,meninos e meninas, é um tradicional vaso sanitário japonês. Sei que inicialmente ele parece assustador e fisicamente desafiador para aqueles que não estão acostumados, mas assim como tudo na vida é só uma questão de prática.

Esta imagem exemplifica bem : Você tem que se virar para o lado onde a cúpula se encontra e agachar.
Boa parte dos japoneses tira de letra, mas equilibrar todo o peso do seu corpo nas canelas pode ser algo complicado principalmente para pessoas que não fazem exercícios físicos e/ou estão acima do peso
Mas não se procupe pois este tipo de vaso sanitário só existe em 10% de todos os banheiros do Japão e embora haja uma possibilidade ainda que remota de encontrá-los em prédios modernos boa parte destes está presente em templos ou hotéis tradicionais.
Então isso significa que estou seguro, não é ? Marromenos, filho
De fato, boa parte dos vasos segue o padrão ocidental, mas não se esqueça que muitos destes são eletrônicos e que a quantidade de botões pode confundir ... Mas não tenha medo pois estes lindinhos são a melhor experiência que você terá na vida.

Eles são sofisticados, diferentes de tudo que você já viu antes e uma vez acostumado com eles é impossível voltar atrás. Por isso faça um esforcinho que garanto que vale á pena.
Existem várias empresas que fazem estes vasos, por isso cada menu será diferente, alguns com mais funções e outros mais simples, mas certos botões estão sempre presentes e ,claro, eu irei falar um pouco sobre eles ... Ah, e uma boa notícia : Muitos deles incluem botões com legendas em inglês.


Ao sentar num desses o primeiro botão que você deve procurar (pois com certeza vai precisar) é o da descarga. Por isso procure sempre por "流す" ou "flush". Este normalmente está disponível em dois tipos : A grande (大) e a pequena (小). Você irá apertar o botão de acordo com o que foi "feito"... Se é que você me entende.
Mas este botão é um dos últimos que você precisa apertar, então vamos aprender alguns outros menos convencionais :
おしり (spray): Lançar um jato de água no seu bumbum
やわらか (soft): Lançar um jato de água suave no seu bumbum
ビデ (bidet): Este botão normalmente tem uma boneca feminina desenhado e serve para lançar um jato de água nas partes íntimas
水勢 (water pressure): Regular a pressão do jato de água
前 (front) 後 (rear): Regulam a direção do jato de água para frente ou para trás
乾燥 (dryer): Jato de ar quente para se secar, usado após o jato de água
音姫 (flushing sound): Ao apertar este botão sairá um som que abafará qualquer possível barulho embaraçoso que você não quer que a pessoa do cubículo ao lado escute, se é que você me entende. O volume do barulho também pode ser ajustado
止 (stop): Botão que deve ser usado caso você aperte o botão errado e deseje cancelar o comando
パワー脱臭 (power deodoriser): Este botão libera um perfume, para retirar qualquer possível cheiro desagradável do ambiente ... E sim, eu sei que você gostaria de ter ele na sua casa
Se você for sortudo poderá encontrar algumas funções extras como a de massagem ou a de aquecer o assento
A tecnologia não para por aí; Em lugares movimentados como estações de metrô é possível encontrar menus que mostram quais cubículos estão ocupados.

E o papel higiênico ?

Para a nossa alegria o sistema de esgoto japonês permite que o papel seja jogado no vaso sem causar problemas no encanamento, logo, não temos que lidar com aquelas lixeiras fedidas com montanhas de papel higiênico que infelizmente vemos em quase todos os banheiros públicos do Brasil. Este pequeno detalhe contribui muito para a limpeza dos banheiros.
Outra coisa mega legal é o fato de muito terem corrimão nas paredes, de forma que pessoas muito idosas,gestantes em estado avançado ou deficientes físicos ficam mais confortáveis. Em casas também é comum ver corrimão perto de banheiras para evitar quedas.


Mas banheiros não são apenas para fazer as necessidades, não é mesmo ? Por isso acho importante falar aqui sobre a segunda coisa que mais fazemos nele : Tomar banho ... E sim, isso também é diferente no Japão

Tenho uma boa e uma má notícia : Praticamente todas as casas e apartamentos no Japão tem banheira, o que é uma novidade agradável para nós brasileiros, uma vez que a maioria esmagadora das casas por aqui tem apenas chuveiros já que banheiras são caras. Sim, no Japão você pode ser a cara da riqueza todos os dias.
Agora, a má notícia : As banheiras lá não são equipadas com chuveiro
Opa, para mundo que eu quero descer !! Mas como vou tirar o shampoo do meu cabelo ? Vou andar oleoso por aí?

Não se preocupe que você poderá passar shampoo, condicionador, hidratante e o que mais desejar em suas madeixas, apenas o lugar de fazer o enxague que irá mudar.
Os japoneses não gostam de deixar resíduos de sabonete e outros produtos nas banheiras e por isso eles se ensaboam e lavam os cabelos com uma ducha antes, para entrarem na banheira já limpos. A banheira no Japão é usada para relaxar, quase uma terapia, uma vez que os japoneses acreditam que ficar imerso em água quente faz bem para a alma e para o corpo.

Preste atenção na imagem acima, ela é o exemplo perfeito de um banheiro japonês. Ele possui um banco onde a pessoa irá sentar para se lavar, bem como bacias e uma ducha conectada á parede que serão usadas para jogar água sob o corpo. Sim, os japoneses se lavam sentados, o que para a gente pode ser um hábito um tanto quanto excêntrico, mas para eles é corriqueiro ... Eu que sou sedentária iria me acostumar bem rápido, diga-se de passagem.
Ufa!! Acho que isso é tudo que vocês precisam saber para conseguirem usar um banheiro japonês sem problemas, seja ele público ou da casa de seu amigo.

Esse contraste entre os dois vasos sanitários é no mínimo chocante e deixa muitos estrangeiros boquiabertos, mas a verdade é que há um motivo por trás desta disparidade.
O Japão é um país que evoluiu muito em pouquíssimo tempo; Nos anos 30 pessoas viviam abaixo da linha da pobreza e muitas não tinham o que comer, mas após a Segunda Guerra e toda destruição acarretada houve uma reforma política radical onde o governo passou a investir em educação e no bem-estar da população. Hoje, nem 80 anos depois, o Japão é esta potência tecnológica que todos conhecemos.
A consequência desta evolução é a coexistência pacífica e harmônica do antigo e do novo : Templos em Nara, eletrônicos em Akihabara, Geishas em Kyoto, Gyarus em Harajuku e por aí vai ... Quem diria que eu conseguiria desenvolver um texto educativo e profundo á partir de banheiros ? A vida de fato é uma caixinha de surpresas.

Comments