Cuidado com a vespa !! O inseto mais mortífero do Japão
O Japão como um todo é um país relativamente seguro e com baixos índices de criminalidade ... Mas isso não quer dizer que você não possa passar por alguns apertos ou até mesmo morrer durante uma viagem para lá.
Na Terra do Sol Nascente moram assassinas insaciáveis e sorrateiras, que não exitam em atacar os desavisados que cruzam seu caminho; Elas agem em grupo e furam violentamente a pele de suas vítimas apenas para seu divertimento ... Calma, não estou falando de nenhuma gangue de mulheres enfurecidas, embora de certa forma não deixe de ser. Hoje irei falar sobre a Vespa Gigante Japonesa e como ela é responsável por mais de 30 mortes e 1500 feridos todos os anos , sendo assim o animal mais mortífero de todo o Japão.
A Vespa Gigante Japonesa, também chamada de Vespa Mandarina ou ,no Japão, de suzumebachi (スズメバチ) é a maior de todas as espécies de vespas do mundo ; Ela possui um ferrão venenoso de 6 mm, que ao penetrar a vítima causa derretimento da pele e uma dor excruciante, comparada à ter um prego quente sendo enfiado na pele. Essa vespa é nativa do Sudeste Asiático e pode ser encontrada na China, Coréia, Índia, Nepal e especialmente nas áreas rurais do Japão.
Só para vocês terem uma ideia a ferroada é tão potente que pode matar até mesmo aqueles que não são alérgicos a picada de abelhas; O motivo se dá pelo veneno que essa vespa produz possuir uma neurotoxina chamada MDTX, capaz de causar colapso dos rins . Aqueles que já são alérgicos a picada de abelha precisam ficar ainda mais atentos, pois seu tempo para receber o tratamento é duas vezes menor e há risco de sofrerem choque anafilático e parada cardíaca.
Ao ser picada a vítima deve procurar um hospital o mais rápido possível, lá ela fará uma diálise para remover as toxinas de seu corpo. Devido ao grande buraco que fica na pele após a ferroada pode ser que ela precise levar alguns pontos. Aqueles que sobrevivem ficam com cicatrizes enormes e profundas.
E não são apenas os humanos que devem ter medo; Essas vespas são 5x maiores do que uma abelha comum. Um grupo de 30 pode invadir uma colméia de 30000 abelhas e acabar com tudo em poucos minutos ... Sim, 1 vespa tranquilamente pode aniquilar 1000 abelhas ao mesmo tempo
No Japão programas que fazem lutas entre insetos se tornou algo popular, e é aí que podemos ver de perto a voracidade dessas meninas. Nesse vídeo abaixo temos uma batalha entre um escorpião e uma vespa japonesa ... E aí, qual é a sua aposta ?
Claro, com a ameaça que essas vespas representam os japoneses ,principalmente aqueles que trabalham com apicultura ou agricultura, naturalmente passaram a buscar novas maneiras de acabar com a praga. Uma solução simples é abrir um pote e colocar um pouco de mel no fundo; O mel irá atrair as vespas, que por sua vez mergulharão no pote a acabarão ficando grudadas e impossibilitadas de lutar
Outra solução vista nesse outro vídeo é misturar uma bebida doce (nesse caso Fanta Uva) com shochu (uma espécie de destilado japonês) em uma garrafa e esperar a mágica acontecer ; Podemos não ter essa espécie de vespas no Brasil, mas imagino que as dicas podem ser úteis para aqueles que estão tendo problemas com outros tipos de insetos ... Conhecimento nunca é demais, né ?
Em algumas partes do Japão como Kumamoto algumas pessoas resolvem usar as vespas para fazer licor ou conservas ; Eles capturam os insetos e os deixam marinando em álcool por dois ou três anos, criando assim uma bebida bem original. Eles fazem isso pois acreditam que o veneno das vespas possui alguns benefícios á saúde e evitam a fadiga. Por causa do tempo de fermentação e pelo alto teor de álcool essa bebida embora nojenta é segura e pode ser consumida sem medo
Ok, o resultado final pode não ser apetitoso, mas admiro o fato dos japoneses saberem lidar com o problema das vespas e até conseguirem tirar algo bom de tudo isso
Espero que vocês tenham gostado da postagem e que lembrem-se dela quando estiverem planejando uma viagem para o Japão, ainda mais se tiverem alguma alergia. Se cuidem !! (*^▽^*)