top of page

[18+] Shintaro Kago : Transformando o grotesco em arte


Hoje vou falar sobre o mangaka e artista Shintaro Kago, que com seu trabalho no mínimo inusitado é admirado e também odiado por muitos, sem meio termo

Inicialmente classificado como um artista underground que fazia mangás guro (com cenas de violência gráfica pesadas) Hoje ele desenvolveu um estilo único, classificado como "Paranóia fashion" , que além de envolver violência também inclui sexo, escatologia e um fundo de surrealismo e fantasia completamente originais

As histórias, normalmente curtas, são extremamente bizarras e tem a característica marcante de quase sempre quebrarem a quarta parede (layout das páginas) , uma forma que o autor encontrou de nos aproximar da fantasia

Uma das obras dele onde podemos ver esse aspecto com bastate clareza é Abstraction

Inegavelmente existe uma variedade enorme de mangás e animes disponíveis por aí, mas para quem já os acompanha há anos a coisa começa a ficar repetitiva ; Depois de um tempo a gente passa a querer ver algo novo, algo diferente e ,porque não, chocante e obsceno também ... É exatamente aí que o estilo único de Shintaro se sobressai

Nascido em 1969 Shintaro lançou seu primeiro trabalho de arte em 1988, com apenas 19 anos de idade; Atualmente além de trabalhar como mangaká ele também faz curta-metragens e alguns brinquedos , mas são os mangás e ilustrações que realmente se destacam

Devido aos temas polêmicos e muitas vezes nojentos abordados muitas pessoas acabam achando que o autor é um pervertido, que realiza as atividades que ilustra na vida real, mas na verdade Shintaro é uma pessoa comum, um artista profissional extramamente dedicado ao seu estilo único

Há alguns anos atrás ele fez uma entrevista particular para o Vice, que tomei a liberdade de traduzir

Vice : Você usa muitas fezes no seu trabalho; Está em todos os lugares em seus quadrinhos e brinquedos

SK : Escatologia é algo que eu uso como ponto de partida para minhas histórias ; Escolhi o tema pois quando comecei a fazê-lo ninguém era famoso por isso no mundo dos mangás. Também, eu normalmente tento me adaptar ao estilo das revistas que estão exibindo meu trabalho e antigamente a maior parte delas era sobre temas peculiares. O tema com fazes começou quando estava fazendo histórias para uma revista especializada em escatologia

Vice : Ouvi dizer que você voltou a desenhar para uma dessas revistas novamente

SK : É bem difícil para ser honesto, criar histórias sobre merda o tempo todo, você sabe ? Quero dizer, ainda mais fazer com que fique erótico ao mesmo tempo

Vice : Existe algum pré requsito minimo que você tem que incluir , como uma cota mínima de cocôs por revista ?

SK : Não, é apenas ... merda. Basicamente o que importa é quantas histórias diferentes consigo criar com fezes e sexo. É tão difícil !! Na verdade eu quis desistir depois das duas ou três primeiras que desenhei. Cocô e sexo são basicamente os pontos de partida e a menos que você consiga desenvolver algo com esses dois você não pode pensar em começar na narrativa. Eu tento utilizar meninas doces e jovens como personagens principais. É basicamente isso. Eu nem acho que meus mangás sejam tão populares assim entre os leitores, infelizmente. Quero dizer, as pessoas que compram meu material em sua maioria não tem fetiche pelo que eu desenho

Vice : E você, tem ?

SK : Não, eu não realizo essas atividades. Na verdade não são nem fantasias minhas. Apenas acontecem de ser um dos temas que uso, gosto de trabalhar com humor chocante

Vice : Você se masturba desenhando as cenas de sexo ? Robert Crumb disse que ele se masturba ao desenhar

SK : Para falar a verdade eu nem gosto de desenhar as cenas de sexo, e se pudesse escolher preferia não fazê-las, mas quando você é contratado para desenhar para uma revista erótica não tem jeito. Seja como for, os temas com os quais eu trabalho são extremos e as pessoas tendem a achar que os pratico em minha vida privada

Vice : Quando você começou a se chamar de kisou mangaka (Artista de mangá bizarro) ? Como começou ?

SK : Eu apenas começei a usar esse termo um dia , talvez porque ninguém mais estivesse usando. Ultimamente ando pensando se não deveria mudar para apenas "cartunista"ou "cartunista-alguma-coisa"

As pessoas apenas te vêem dentro dos limites de o que significa ser um cartunista quando você faz isso, então quando você começa a fazer outra coisa elas ficam "Mas você é um cartunista, por que está fazendo isso?" Então talvez eu precise mudar meu título um pouco

Vice : Mas você não quer ser um artista autointitulado também, né ?

SK : Sim. Eu acredito que é o leitor quem decide se seu trabalho é arte e se você é de fato um artista, não o autor. Pensando nisso estou sempre imaginando maneiras de me superar e evoluir como ,por exemplo, colar fotos reais entre os desenhos

Vice : Quando você começou a desenhar os mangás que faz hoje ?

SK : Provavelmente no ensino médio. Eu era membro do clube de mangás. A maior parte das coisas que desenhava na época envolviam humor negro, com toda certeza não eram simples. Olhando para trás, tinha um aluno na minha turma que fazia quadrinhos muito leves, talvez eu tenha ido na direção oposta para me rebelar contra isso

Vice : Você acha difícil ter que criar sempre material novo ?

SK : Sim. Se é uma história com vários capítulos você consegue seguir a maré de pensamentos, mas eu tendo a fazer one shots a maior parte do tempo. É difícil. Era mais fácil antes mas hoje em dia eu dificilmente penso em algo. Eu até recusei ideias antigas que previamente eu já não havia gostado. Mas também é verdade que cada dia tem menos revistas que deixam eu desenhar o que quero. A coisa fica ainda mais difícil quando trabalho com revistas mais populares e me deparo com restrições. Estou chateado com o fato uma revista erótica chamada Cotton Comic ter sido eliminada por eles me deixarem desenhar com liberdade. Acho que esses tipos de revista estão beirando a extinção, como a revista erótica Flamingo, que é softcore. A coisa vai se complicar para artistas que seguem minha linha de trabalho

Vice : Então o que você faria se alguém lhe pedisse para desenhar " O que você quisesse"

SK : Na verdade isso seria ainda mais difícil. Você tem certeza de para onde seu trabalho está indo quando se abdica das regras e temas determinados pelas revistas. Se estou 100% livre sinto que isso atrasa o processo criativo de uma forma estranha. Sua forma de se expressar aumenta quando se tem restrições. As cenas de sexo ocupam bastante espaço também , então quando estou sem ideias coloco uma cena de sexo aleatória para encher as páginas

Vice : Como você era nos tempos de escola :

SK : Essa é a próxima pergunta ? Não esperava por essa (risos). Bem, meus pais faleceram quando eu tinha 1 ano de idade e a primeira vez que roubei algo tinha 5 anos. Perdi minha virgindade com 6 e curtia bestialidade, mas superei aos 7. Cavalos era mais mais difíceis. Eles são tão grandes

Vice : Certo. E quais eram as suas atividades favoritas ?

SK : Brincava com facas de borboleta , quebrava janelas e roubava nabos ... Sim, fiz tudo isso. Poucos sabem sobre meu passado negro porém

**Fim**

O trabalho de Shintaro Kago é obviamente polêmico e para admira-lo é necessário uma mente aberta , se você a tem garanto que terá uma leitura agradável

Para ler os exemplares online em inglês clique aqui

Bem, caso você ainda não tenha se chocado completamente e continua lendo, deixo aqui mais algumas ilustrações dele :

Destaque
Tags
bottom of page