top of page

Comprinhas no Fuji :


Morando no Rio de Janeiro não é fácil encontrar lugares que vendam produtos japoneses; Quem já foi à Liberdade sabe como lá tem vários mercadinhos, lotados de produtos importados como doces,balas,bebidas e condimentos. Sempre fiquei muito chateada em ver que aqui no Rio era praticamente impossível achar certos produtos, o que me impedia de cozinhar muitos pratos ... Bem, daí conheci o Fuji e de repente vi uma luz no fim do túnel O Fuji é uma loja localizada em Laranjeiras, onde é possível encontrar muitas coisas interessantes Resolvi falar sobre esse lugar pois imagino que muita gente ainda não conheça; Vou dar algumas dicas, falar os pontos negativos e positivos e fazer uma avaliação dos produtos que comprei lá

Primeiramente, não vá achando que o Fuji é um mercado do tamanho dos que tem em São Paulo pois a loja é bem pequena

Eu fui achando que ele seria bem maior e na hora fiquei um pouco decepcionada ... Mas a decepção durou pouco uma vez que em termos de variedade de produtos a loja é muito boa, o que no final faz com que o tamanho não seja um problema Quem mora no Rio sabe como é difícil achar vagas por aqui, ainda mais na Zona Sul, felizmente a loja fica perto de um estacionamento, então você não vai precisar ficar horas rodando na esperança de achar um lugar para estacionar; Isso é algo que não vi nas outras lojas que fui

Na entrada da loja tem muitas frutas e legumes à venda, alguns até mais difíceis de se encontrar como goya, nagaimo, daikon, pepino japonês e até mesmo gobo

Nas prateleiras de cima e atrás do balcão você vai encontrar utensílios de cozinha importados, incluindo algumas panelas wok por menos de 100 reais, uma boa alternativa para aqueles que estão começando a cozinhar agora e não tem como ir até São Paulo comprar material

Passando da entrada você irá se deparar com uma variedade boa de sakês, ótima opção caso você esteja procurando um presente requintado para dar a algum parente ou amigo

Ao lado você verá alguns macarrões instantâneos importados, tanto japoneses quanto coreanos, bem como pacotes de udon semi pronto ou macarrão seco para fazer yakissoba

Infelizmente não achei a varidade de biscoitos doces muito grande, você até enconta o do coala, pepero e mais uns dois ou três tipos ... e só. Em contrapartida a viariedade de biscoitinhos salgados e salgadinhos é boa, tendo vários tipos de okaki (salgadinho de arroz torrado)

Não tem jeito, os preços de lá são um pouco mais altos do que na Liberdade; Por exemplo: O mesmo molho para tonkatsu da marca Bull-Dog que vende na Liberdade por 17 reais eu vi vender lá por 25, mas francamente só de saber que posso achar esse e outros produtos aqui no Rio já me dou por feliz Uma parte que me chamou atenção foram os vários tipos de curry à venda ; Lá tem mais de uma marca, sendo que você encontra variedades bem apimentadas ou suaves. Aquela caixa do Golden Curry em tablete tem em vários tamanhos, incluindo o gigante de 1kg. Ah, sem falar que eles também tem curry tipo retort , que já vem pronto e para comer basta esquentar no fogão ou no microondas .... Quem me acompanha sabe que eu sou apaixonada por curry, então esse é um ponto mega positivo pra mim nessa loja

Como é um dos poucos lugares do Rio com um acervo decente de produtos japoneses a demenda e quantidade de clientes é grande, isso quer dizer que não é raro encontrar produtos em falta (da primeira vez que fui irônicamente não encontrei arroz japonês e o shiitake só estava disponível em sacos de 1kg) Mas fique tranquilo que não demora muito para que esses produtos sejam estocados novamente e que algumas novidades apareçam nas prateleiras

Na loja existem duas geladeiras : Uma perto do caixa com produtos prontos tipo nikuman, gyoza, dorayaki e natto e outra maior no fundo da loja com vários tipos de cogumelos, kamaboko, chikuwa, raiz de lótus, tofu, broto de kambu e até konnyaku. Essa segunda geladeira fica no final da loja, atrás de um corredor estreito; Ela fica meio escondida, de forma que eu só descobri da existência dela da segunda vez que fui lá e só mesmo porque uma funcionária me indicou ... Por isso fica a dica (๑◕ڡ◕๑)

Endereço :

Loja D - Rua das Laranjeiras, 280

Telefone:(21) 2265-4894

Resumindo : Gostei muito da loja, que possui mil vezes mais pontos positivos do que negativos; Com toda certeza é um lugar que vale a pena visitar, ainda mais para quem gosta de cozinhar e está a procura de ingredientes raros Bem, agora vou mostrar pra vocês alguns produtos que comprei lá :

Dorayaki :

Eu sempre estive acostumada a comprar o dorayaki da Satsumaya, que é feito aqui no Brasil e são uma delícia, bem fresquinhos. Inicialmente a idéia de comprar um dorayaki industrializado e cheio de conservantes não me apetecia muito, mas por outro lado tinha curiosidade de saber se existia uma diferença de sabor entre o darayaki brasileiro e o japonês. Essa não foi a primeira vez que comi um dorayaki importado; Quando estava em Nova Iorque me deparei com um pacote mega fofo do Doraemon e acabei comprando, fora isso também já comi o dorayaki com kuri, da marca Marukyo(que também vende no Fuji)e adorei os dois, então sei diferenciar um dorayaki bom de um ruim

Esse daqui infelizmente não me impressionou se comparado com os outros, é bonzinho, mas achei ele pequeno e com pouco recheio. O pacote vem com 3 unidades, logo, cada unidade saiu por 4 reais, o que francamente não compensa

Biscoitos de bichinho:

Não vou negar : Comprei esse produto pela embalagem ... fofa demais né ? Na hora que vi achei que seria uma versão quase idêntica ao do coala, então me decepcionei ao chegar em casa e descobrir que esses biscoitos não tem recheio; O gosto não é muito diferente de um biscoito maizena, talvez um pouco mais doce e oleoso ... De certa forma sinto que isso foi culpa minha, que deveria ter lido a embalagem antes de comprar. Achei os biscoitos uma gracinha, eles estão bem desenhados e ao todo contam com uma variedade de 8 animais, cada um mais bonitinho que o outro. Pessoalmente não sei se eu compraria novamente pra mim, mas com certeza poderia comprar para dar de presente para alguém, pois é uma lembrancinha muito fofa, principalmente para crianças

Mochi com chá verde :

Satsumaya mora dentro do meu coração; Conheço essa marca desde 2007, sendo que o primeiro produto que comi foram os cookies sembei de amendoim (que por sinal amo até hoje)

Alguns anos depois quando fui á Liberdade pela primeira vez pude conhecer outros produtos deles como dorayaki, manju e mochi ... Todos sempre tão fresquinhos que não dava para não se apaixonar Durante muito tempo eu comia apenas quando ia a São Paulo, mas depois acabei descobrindo alguns lugares no Rio que vendiam, incluindo a Vitana, o instituto Nikkey e o próprio Fuji

No calor do momento comprei sem prestar atenção e só em casa me dei conta de que se tratava de mochi com chá verde; Fiquei apreensiva pois já bebi chá verde e não gostei muito; Meu medo porém passou no segundo que mordi e não consegui sentir o gosto do chá

Provei as três cores e todas tem exatamente o mesmo sabor, o que na verdade não é algo ruim pois foram os mochis mais macios, leves e sedosos que já comi até hoje ... Amei !!!

Nattō :

Depois de fazer a minha postagem sobre comidas estranhas e chegar a vergonhosa conclusão de que só havia provado até então 1 dos 15 ítens listados senti que estava na hora de tentar algo ousado, daí me veio a ideia de comprar nattō ; Ele fica na sessão refrigerada e normalmente é vendido em pacotes com 3 ou 4 unidades em caixinhas de isopor

Dentro de cada caixinha vem dois sachês de molho, um deles sendo identificado apenas como "nattō tare" (molho para nattō)e outro de karashi (mostarda picante)

Como manda a regra misturei os dois e mexi várias vezes até a textura se modificar , criando uma "gosma"

Nem a textura nem o cheiro me repelem igual acontece com outras pessoas, mas o gosto ... Achei intragável

Sei que o certo é comer com arroz, mas penso que se como algo puro e não gosto o arroz só vai suavizar o sabor ruim, mas não transformar a comida em algo que eu goste de verdade ... Bem, ainda sobraram duas caixas na geladeira , quem sabe não tomo coragem ?

Udon Sukina :

Sempre que estou na Liberdade ou no Fuji compro essa marca de Udon; Conheço ela há muitos anos e pra mim a massinha é ótima a ponto de dar até para comer pura ... Mas não façam isso que com molho é bem mais gostoso; Por falar nisso tem uma receita aqui no blog ( ‾ʖ̫‾)

Udon instântaneo :

Assim que vi esse item na prateleira ele me chamou atenção; Isso e juntando ao fato de udon ser meu macarrão favorito acabei comprando para ver do que se tratava

Ao abrir o pacote você encontrará as intruções de preparo em japonês e inglês no verso do papel e três saquinhos : Um com o udon semi-pronto, um com o molho e outro com cebola desidratada

Colado no plástico na parte externa também se encontam as instruções de preparo em português bem como os ingredientes; Nas intruções eles dizem que você pode preparar o udon no próprio prato de alumínio que vem junto mas optei por usar uma panela por medo de incendiar a casa ... Fazer o quê? sou desajeitada e assumida

O preparo é simples : Coloque 300 ml de água no prato ou na panela e espere ferver; Quando a água ferver coloque o macarrão e cozinhe por 2 minutos; Passando esse tempo coloque o molho e a cebola e deixe no fogo por mais 1 minuto e está pronto

Eu resolvi não utilizar a cebola pois odeio alimentos pungentos, não consigo comer de jeito nenhum

Depois de pronto retirei da penela e coloquei no prato de alumínio

O resultado é esse :

O molho embora tenha um cheiro um pouco forte tem um sabor muito gostoso; O prato de alumínio ajuda a conservar o calor e não precisamos nos preocupar em lavar ele depois por ser descartável, Muito legal !!

Se eu morasse no Japão com toda certeza seria algo que eu compraria sempre ... Sim, SE eu morasse no Japão

Essa embalagem custou $14,50 , o que pra mim é um valor alto demais levando em conta o tamanho da porção; Acredito que vale mais a pena comprar uma embalagem de udon puro por 5-6 reais e fazer um molho simples com shoyu, açúcar e sakê em casa, pois assim você poderá ter o dobro da quantidade por um preço menor

Curry retort S&B :

Não minto : Quando vi esse item na prateleira eu surtei. Amo curry mas quase não como por preguiça de preparar uma vez que o processo envolve descascar cenouras, batatas, cortá-las, preparar a carne, cozinhar os ingredientes, engrossar o molho ... Quando me deparei com a possibilidade de comer meu prato favorito sem esforço, sujeira e em menos de 2 minutos não poderia ter ficado mais feliz . Outro motivo que só acrescentou à minha alegria foi esse sachê ser da marca S&B, que é a mesma marca do Golden Curry, que eu amo

Resolvi aquecer da forma tradicional, que sempre vi nos vídeos : Coloquei numa panela com água até ferver, quando ferveu eu coloquei o saquinho por 2 minutos (O verso da embalagem sugere de 3 a 5 minutos, mas acho que fica muito quente)

O curry sai bem grossinho, um ponto positivo pois odeio curry ralo; Os pedaços de cenoura e batata estão cozidos no ponto correto, sem estarem cruas ou extremamente moles; O teor de pimente é médio, o que no meu caso é um pouco forte demais por eu ter tolarância pequena à pimenta, mas dá para comer sem problemas; Servi com arroz para acompanhar

Considerações finais : Adorei tudo, desde a consistência do curry até a textura dos vegetais; A praticidade é uma mão na roda e a quantidade de que vem dentro é generosa ; Cada sachê sai por $9,50 e embora não seja muito barato é um presentinho que vou fazer questão de me dar de tempos em tempos

Kinoko kamameshi Marumiya :

Kamameshi é o nome dado ao arroz cozido juntamente com carnes, frutos do mar e vegetais, temperado com shoyu, sakê e mirin. No Fuji achei diversos sabores disponíveis; Acabei comprando o de kinoko (cogumelos)

Entre os ingredientes presentes estão : Broto de bambu, cenoura, shoyu, mirin, açúcar e 5 tipos de cogumelos (champignon, nameko, shiitake, matsutake e kikurage)

Pra mim essas misturinhas de ingredientes para se colocar no arroz deixam a nossa vida bem prática; Nunca comprei esse produto antes então não sabia ao certo qual seria o conteúdo da embalagem e me surpreendi ao ver que os ingredientes não eram desidratados tipo furikake e sim semi prontos

Quando você abre o pacotinho sente de cara o cheiro dos temperos, principalmente o de mirin , que é bem gostosinho na minha opinião

Lavei e escorri meu arroz como de costume; Coloquei ele e o conteúdo do pacote na panela e esperei ferver; Quando ferveu diminui para fogo baixo e cozinhei por 10 minutos

Os temperos acabam dando ao arroz um tom de marfim muito bonito, além de deixar ele bem cremoso; O sabor é bem gostoso e o preparo não poderia ser mais prático

Resolvi fazer onigiri; Achei legal o fato do arroz estar cremoso mas não se desmanchando a ponto de não conseguir trabalhar com ele

O preço é salgado (se não me engano paguei 23 reais na caixinha) mas por outro lado o rendimento é grande; Há tempero suficiente para 3 xícaras de arroz cru, que dá para 6-8 pessoas; Se você fizer em formato de onigiri vai render 15-18 unidades aproximadamente

Perfeito para comer no dia a dia esse produto também é um aliado e tanto quando você tem que receber visitas mas está com preguiça de cozinhar

Destaque
Tags
bottom of page