Receita : onigiri temperado de shiitake e onigiri de atum com maionese
Você se lembra do primeiro post que eu fiz sobre onigiri ? Lá eu falei um pouco sobre ele, sobre o preparo do arroz e dei algumas opções de sabor. O objetivo da postagem de hoje é me aprofundar ainda mais no assunto, passando duas receitas muito gostosas e algumas dicas preciosas.
Onigiri de shiitake (rendimento de aproximadamente 10 unidades):
2 xícaras de chá de arroz japonês cru
700ml de água (250ml para hidratar os cogumelos e 450ml para adicionar na hora do preparo)
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de sakê
2 colheres de chá de hondashi
2 colheres de sopa de alga wakame
11/2 colheres de sopa de semente de gergelim preta
5 cogumelos shiitake secos
Sal a gosto
Alga nori para enrolar
Onigiri de atum com maionese (rendimento de aproximadamente 10 unidades):
2 xícaras de chá de arroz japonês cru
700 ml de água
sal à gosto
1 lata de atum (você não vai usar a lata toda, só duas colheres de sopa)
1 colher de sopa de maionese
Alga nori para enrolar
Preparo :
Se você estiver fazendo o onigiri de shiitake coloque os cogumelos em um recipiente com 250 ml de água em temparatura ambiente e deixe hidratando de 8 a 12 horas (se estiver sem tempo coloque 250ml de água quente e espere pelo menos 30 minutos) Após esse tempo adicione o restante da água,shoyu,sakê,hondashi,wakame,sementes de gergelim,o sal e misture com uma colher.
Se estiver fazendo o onigiri de atum com maionese misture a água com o sal.
Lave o arroz fazendo movimentos circulares até você perceber que a água que encosta arroz está transparente e não leitosa.Deixe escorrer por pelo menos 15 minutos.
A partir de agora em ambas as receitas o processo é o mesmo :
Coloque o arroz na mistura de água em uma panela e deixe hidratando por 30 minutos, com o fogo desligado. Quando os 30 minutos passarem você pode ligar em fogo alto e esperar ferver, quando ferver coloque em fogo baixo e tampe a panela.
Você saberá que o arroz está pronto quando toda a água evaporar; Para duas xícaras de arroz o tempo aproximado é de 10 a 12 minutos.
Quando o arroz estiver pronto desligue o fogo e coloque novamente a tampa na panela, deixando o vapor aquecer o arroz dentro da panela por pelo menos 15 minutos.
Enquanto o arroz esfria corte a alga nori no formato que desejar ; Escorra o atum da lata e misture com a maionese para o recheio.
Tenha uma tigela com água na mesa onde voce estiver trabalhando, pois você estará sempre precisando umedecer a forma e os dedos a cada bolinho feito ... essa é uma dica preciosa !!
Coloque o arroz na forma até atingir o limite, fazendo um buraco com seu dedo para colocar o recheio (caso desejado)
Essa forma que usei hoje divide igualmente duas metades, sendo perfeita para fazer onigiri recheado, mas se você não tiver essa forma pode usar qualquer outro modelo ou até mesmo moldar o onigiri com as mãos.
Quando seu bolinho de arroz estiver moldado coloque a alga; Você pode fazer aquele modelo com a tira fina em baixo, muito visto nos animes, ou envolver o onigiri completamente.
Pronto !! Esses onigiris podem ser colocados no seu obento e consumidos no almoço.
Se você não for consumir eles nas próximas horas coloque num pote fechado e leve a geladeira; Eles ficam frescos por até 48 horas.
Depois de dois dias eles ficam meio secos, mas mesmo assim você pode 'salvar' eles pincelando um pouco de shoyu e levando a frigideira, fritando de todos os lados.