top of page

Resenha : Gakkou no Kaidan

Do primeiro anime a gente nunca esquece ... do favorito também não.

Não tem como; Você pode ter assistido mais de 1000 desenhos e mal se lembrar das histórias mas sempre haverá aquele anime que marca te de uma forma diferente ... pra mim foi esse,então apertem os cintos e se preparem para uma resenha muito especial e cheia de carinho e nostalgia.

Como a minha página sobre mim já diz comecei meus primeiros dias como amante da cultura japonesa vendo animes durante a madrugada no Cartoon Network.Eles costumavam passar de tudo,principalmente os clássicos como Samurai X, Sakura Card Captors,Inuyasha e Sailor Moon ... no meio deles apareceu esse anime completamente desconhecido, franzino se comparado com os "meninos grandes" com o qual ele dividia horário... franzino, mas promissor.

Na hora que vi a chamada resolvi dar uma chance levando em conta que terror é meu gênero favorito; Mal sabia eu que tinha acabado de cruzar com o que seria meu anime favorito, que me marcou de uma maneira que nenhum outro conseguiu.

Conheci ele quando ainda era muito nova,e eu sei que a gente tende a ver as coisas maiores e melhores quando criança,o que muitas vezes atrapalha o nosso julgamento,mas garanto que você não vai se arrepender de dar uma chance a ele.Esse anime pode não te cativar tanto quando cativou a mim mas pode se tornar um dos seus favoritos.

Primeiro vamos a algumas informações iniciais básicas :

Gakkō no Kaidan (学校の怪談 ou como ficou conhecido aqui no Brasil "Histórias de Fantasmas") é um anime produzido pelo estúdio Pierrot e dirigido por Noriyuki Abe, baseado na série de livros de Tōru Tsunemitsu. Ele foi ao ar no Japão entre 22 de outubro de 2000 e 25 de março de 2001.

A fonte que consultei diz que no Brasil ele foi transmitido de outubro de 2005 a 16 de janeiro de 2006;Não concordo com isso pois me lembro de ver ele em meados e no final de 2006 logo a informação ,ainda que irrelevante para o contexto, não procede.

Tudo começa com a personagem principal Satsuki Miyanoshita se mudando com seu pai e irmão mais novo para a cidade natal de sua falecida mãe.No seu primeiro dia de aula Satsuki vai até a escola abandonada que foi construída perto da sua escola atual e descobre que aquele edifício é assombrado.Não demora muito para ela também descobrir que sua mãe foi responsável por selar vários fantasmas que assombravam não só a escola mas também toda a cidade,porém eles foram libertados devido a urbanização que ocorreu naquele lugar.Temendo que isso acontecesse a mãe de Satsuki deixou um diário detalhado de como exorcizar os fantasmas de uma vez por todas .O perigo começa a evolver a cidade e está nas mãos de Satsuki e de seus amigos parar os fantasmas.

O anime além de ter uma história original também é educativo, retratando fantasmas que fazem parte de lendas urbanas japonesas.No folclore japonês são citados tanto fantasmas como demônios; Alguns inofensivos que só querem brincar e ,no máximo, dar um sustinho nos humanos e alguns extremamente perigosos que só visam trazer desgraça e morte.Alguns fantasmas como a Hanako e o Teki-Teki além de aparecerem no anime já tiraram o sono de muitas crianças japonesas.

Outro fator interessante é a amizade improvável entre humanos e demônios.Amanojaku é um demônio que acaba sendo selado no gato de estimação de Satsuki,Kaya.Embora Amanojaku não queira ajudar Satsuki de imediato ele acaba se juntando a ela e a seus amigos.Essa amizade lembra um pouco o relacionamento de migi com o protagonista do anime Parasyte,ao melhor estilo de "gostaria de ter te matado, mas como falhei e agora estou fraco porque não viramos amigos?"

Amanojaku é de longe o personagem mais sarcástico e engraçado do anime,seu lado sombrio e senso de humor ácido conquistaram não só a mim mas como boa parte das pessoas que também assistiram.

Cenas assustadoras são corriqueiras em todos os episódios, mas não pense que o anime se trata apenas disso.

Ele também é regado com momentos bem tristes e cenas marcantes como as da mãe de Satsuki e Keiichirou no hospital,se despedindo da família.

As cenas dos últimos momentos,bem como ver duas crianças tão novas lidando com a morte precoce de um dos pais são bem fortes,pra mim nenhum anime abordou o tema com tanto realismo e sensibilidade.

Nos animes o que não falta são personagens órfãos,mas a tendência de boa parte deles é mostrar o mínimo de detalhes possíveis,muitas das vezes se resumindo a um flashback de quando os pais eram vivos e uma visita eventual ao cemitério,enquanto esse anime mostra a vida como ela é.

A trilha sonora foi uma das mais bem feitas que já vi,musicas simples mas que conseguem capturar a energia dos momentos.

É impossível falar sobre Gakkou no Kaidan e não abordar a polêmica do episódio 21.O episódio intitulado "Atashi, kirei? Kuchisake-onna" Mostra o fantasma de uma mulher que foi brutalmente desfigurada e morta por seu marido ciumento,e agora busca vingança desfigurando pessoas inocentes.Esse episódio foi ao ar apenas uma vez e logo após foi imediatamente cancelado mediante a reclamações de pais que alegavam que o episódio era ofensivo para crianças portadoras de lábio leporino.

Acredito eu que essa polêmica acabou abalando os produtores a ponto deles desistirem de uma segunda temporada.

Levando em conta que o episódio foi ao ar apenas uma vez há quase 15 anos não existem muitas informações sobre ele.O máximo que consegui achar foi esse pequeno vídeo com algumas da cenas

O anime tem um total de 20 episódios e embora não passe mais no Cartoon você pode assistir todos eles dublados aqui nessa playlist no youtube ... e sim, no final vai ter aquele gostinho de quero mais.

Você não irá sentir que o anime está incompleto, mas vai ter a sede de ver mais episódios.Embora já tenham se passado tantos anos desde que o anime foi produzido sempre há a esperança, né ?

Mais imagens :

Tags:

Destaque
Tags
bottom of page