top of page

Pudim : um ícone da cultura japonesa

Pudim é um doce popular em todos os cantos do mundo, mas duvido que exista um país que ame tanto pudim como o Japão; Há anos eu percebo sua popularidade por lá mas nunca vi nenhum site comentar sobre isso. Acho que está mais do que na hora de elaborar uma teoria freudiana justificando o amor dos japoneses por essa sobremesa.

Não ache que estou exagerando quando falo que o pudim é um ícone da cultura japonesa,pois até mesmo nos animes ele costuma ter algumas aparições.

Outro exemplo que vemos na cultura pop é o personagem PomPomPurin criado pela Sanrio em 1996: Um cachorro amarelo e chapéu marrom (uma alusão a imagem de um pudim coberto por caramelo), sua popularidade é tão grande que ele foi escolhido como personagem favorito do público durante dois anos consecutivos.

Ah,e quem poderia esquecer da aparição da cantora Kyary Pamyu Pamyu nesses comerciais ?

Andando pelas lojas e mercados é possível ver a variedade de pudins a venda, com tamanhos que vão desde 20g até 1,9kg e sabores que vão desde o tradicional de baunilha até banana ou soda.

Como vocês já devem imaginar o pudim não é uma sobremesa japonesa; Ele foi criado na França e acabou se popularizando no Japão devido a influência européia,principalmente de Portugal,que teve relações econômicas com o Japão durante os séculos 16 em diante. Mas o que faz os japoneses serem tão fascinados por ele ? Bem, acredito que primeiramente pelo mesmo motivo que faz nós brasileiros gostarmos dele também: por se tratar de algo fácil e barato de se preparar, que leva poucos ingredientes e tempo para ficar pronto. Outra hipótese é o fato dos japoneses sempre terem gostado de sobremesas leves,suaves e de textura gelatinosa como yokan, mitsumame e wagashis feitos a base de ágar-ágar.

Praticamente todas as confeitarias do Japão tem pudins a venda, boa parte oferecendo mais de uma opção de sabor.Nelas você verá tanto doces ocidentais como o parfait quanto doces que foram criados a partir de ingredientes comuns na Ásia como o pudim de semente de gergelim preta.

Cada loja vai apresentar uma decoração diferente, mas uma coisa é certa : eles não economizam no quesito fofura.

Uma das empresas mais influentes no Japão é a Glico,que além produzir diversos sabores também criou palitos e casquinhas de plástico para você levar ao freezer e transformar seu pudim em picolé de pudim, revolucionando mais uma vez o mercado alimentício.

Outra criação da Glico é o Pocky com sabor de pudim, pudim brasileiro para ser mais exata ... O que seria o pudim brasileiro ? O de pão ou o de leite condensado ? Não sei se eles ainda produzem esses biscoitos, mas fiquei feliz em ver que nossas sobremesas são apreciadas por lá.

Também vale a pena mostrar casos onde as embalagens chamam mais atenção do que o produto em si. Você já tinha visto pudim esférico antes ? Essas bolinhas vem embaladas individualmente,em algo que parece ser uma bexiga de festa; Para abrir você precisa pegar um palito de dentes ou um garfo e furar o balão ... É, o Japão nunca falha em me surpreender.

Aqui tem um vídeo estranhamente satisfatório mostrando como se abre :

Se você quiser uma opção mais risqué existem esses pudins em formato de seios, que são politicamente incorretos mas muito engraçadinhos ao mesmo tempo ... ótimo para dar de presente para aquele amigo(a) ecchi.

E se você prefere pratos salgados pode optar por chawanmushi (chawan=tigela,mushi=vapor) que é nada mais nada menos que um pudim salgado feito a base de leite,ovos, shoyu, mirin, shiitake e boa parte das vezes camarão.

A mistura ainda líquida é colocada em pequenos potes e colocada no vapor até adquirir a consitência desejada.

E para terminar uma novidade que lançou tem pouco tempo : Pudim líquido Perfeito para matar a sede e fazer gordice ao mesmo tempo.

Além de querer falar sobre um tema pouco abordado o principal motivo que me levou a fazer essa postagem foi a minha surpresa ao ver como o Japão consegue transformar uma sobremesa "chata" como pudim em algo divertido e interessante. Pessoalmente eu sempre achei pudim um doce sem graça e simples em excesso,a ponto de sentir desânimo ao saber que ele era a única sobremesa disponível durante os almoços de domingo na casa dos meus avós (quem nunca?) mas adoraria provar todos os ítens listados aqui.

Destaque
Tags
bottom of page