top of page

Review : Saga Animal Crossing


Animal Crossing (どうぶつの森) É um game desenvolvido pela Nintendo, tendo sua primeira versão lançada em 2001 para Nintendo 64, disponível apenas no Japão.

A primeira versão para o público ocidental foi criada em 2004, para o Gamecube.

A aceitação foi imensa,e por isso até hoje vemos esses personagens em jogos para consoles recentes, como WiiU e Nintendo3Ds

Ao meu ver esse sucesso se deve ao fato do game ser extremamente original,e eu não estou me referindo apenas aos traços dos personagens, e sim ao relógio interno do jogo. Basicamente a jogo avança de acordo com as horas do dia e os meses do ano do mundo real. O que eu quero dizer com isso ? Se você ligar seu console de manhã vai estar amanhecendo também na cidade virtual, e se você ligar à noite os personagens já estarão se preparando para fechar as lojinhas e irem dormir. As estações do ano assim como as nossas mudam à cada 3 meses : durante o verão estará calor e cheio de insetos no jogo, e durante os meses de inverno estará nevando.

Dias especiais como Halloween, Natal e Ano Novo também acontecem lá, contando com a presença de personagens exclusivos que só aparecem uma vez ao ano, por isso é sempre bom jogar um pouco todo dia para não perder nenhum conteúdo especial.Anúncios importantes sobre datas e eventos estarão no quadro de avisos da cidade

O início do jogo começa com seu personagem (cujo nome e sexo você poderá escolher) se mudando para a vila, que ao chegar lá receberá uma pequena casa para morar. Por você ser um recém chegado terá que se apresentar para os moradores. O objetivo é interagir com eles, fazendo amizades e realizando pequenas quests (como levar um objeto de um morador para o outro) Ao fazer esses pequenos favores você recebe moedas (bells), que servem para ampliar a sua casa, comprar móveis , ferramentas e customizar a aparência do seu personagem

Você será o único humano morando numa vila cheia de animais, e um aspecto interessante sobre isso é ver como cada personagem tem uma aparência e personalidades únicos. Ao todo são mais de 450 personagens já criados, contando com uma variedade enorme de animais, entre eles gatos, esquilos, cães, pássaros, macacos e até polvos

Tem aqueles que são vaidosos,arrogantes, os preguiçosos que vivem se esquecendo das coisas, os que gostam de praticar esportes,os implicantes e os calmos que estão sempre de bom humor ... o que rende diálogos muito engraçados e ás vezes beirando o excêntrico

Além de interagir com eles esses personagens também interagem entre si, podendo se tornar amigos ou inimigos, dependendo do que tem em comum

Também é possível que eles não estejam satisfeitos com a cidade e se mudem.Nesse caso um novo animal chegará a cidade para substitui-lo

Além de realizar quests também há a opção de pescar, caçar insetos e cavar com sua pá a procura de fósseis ou objetos enterrados. Todos os animais que você capturar ou pescar irão para o seu inventário, e você tem a opção de vende-los, doar para o museu da cidade,colocar dentro da sua casa como decoração ou simplesmente soltá-los novamente na natureza.

Dentro do menu do jogo há um histórico de todos os peixes e insetos que você pegou, ele funciona quase como um álbum de figurinhas, com a foto dos que você capturou e espaços vazios para os que você ainda não conseguiu achar. Vale a pena lembrar que cada estação do ano tem insetos e peixes diferentes, alguns mais raros e outros mais comuns de se achar

Evolução :

Comecei a jogar Animal Crossing em 2007, quando comprei a versão para Gamecube.

Esse jogo caiu em minhas mãos meio que por acaso, quando eu estava andando dentro da Fnac e vi que eles estavam vendendo vários jogos de Gamecube por 20 reais.Eu não conhecia o jogo, mas o preço e capa com animais bonitinhos me conquistou e eu acabei comprando mesmo sem saber ao certo do que se tratava.Meu inglês na época não era dos melhores,mas mesmo assim eu entendia boa parte dos diálogos e não era difícil saber o que tinha que fazer.Dois anos depois comprei a versão para Wii e percebi uma melhora na qualidade dos gráficos,além disso o jogador passou a ter a opção de ir para a City (cidade),um lugar com lojas onde você pode comprar móveis, ir ao teatro e trocar o penteado ... até aí tudo parece uma maravilha, mas não é.

Fazendo uma comparação entre os dois por incrível que pareça eu prefiro a versão para gamecube.

Quando soube que uma versão para wii seria lançada eu me animei bastante, esperava conteúdos novos, mudanças no visual e na jogabilidade, mas no final me decepcionei ao ver que houve apenas uma melhora leve nos gráficos, alguns novos insetos e peixes e a adição da "Cidade" , que na minha opinião é bem pequena e com poucos lugares para visitar.

Francamente, pra mim a única vantagem perante ao cube é o fato do controle do wii não ter fio, o que te deixa mais confortável na hora de jogar

Como eu já tinha bastante conteúdo salvo no Cube, uma casa grande, móveis e moedas, me desanimou um pouco começar tudo novamente no Wii, e por isso mesmo até hoje jogo mais a versão antiga ... se você assim como eu também tem a versão para cube pense duas vezes antes de comprar, pois você basicamente estará comprando uma versão levemente melhorada do jogo que você já tem, e que na minha opinião não tem conteúdo suficiente que faça valer a pena começar do zero. Em contrapartida, se não tiver eu recomendo comprar o game para Wii.

Outra versão que eu recentemente conheci foi a do 3ds, e que diferente da do wii tem de fato muitas novidades.

Diferente de todos os outros jogos, a versão para 3ds (New Leaf) Te coloca como sendo prefeito da vila logo após a sua chegada e te apresenta à Isabelle, que atuará como sua ajudante no jogo.Diferente dos moradores que tem a opção de se mudar, Isabelle é um dos personagens principais do jogo, que estará sempre ao seu lado dando dicas de jogo e de vez em quando alguns itens de presente ... sim,uma fofa!! É a primeira vez que um morador da vila se torna personagem fixo do jogo,o que dá a oportunidade de se relacionar mais com o personagem e criar um clima confortável de amizade

Outra mudança ocorre na cidade, que dessa vez está mais próxima da sua casa e não se torna necessário usar um ônibus para chegar lá.Diferente da versão para wii, nessa a cidade começa completamente vazia, você precisa jogar para destravar as lojas.Isso acaba te dando mais objetivo e não deixando o jogo tão parado como antes.

Além de poder ir à cidade você também poderá conhecer a Ilha Tortimer, outro lugar novo que não está presente nos outros jogos.

Para ir à ilha você terá que ir até o pier e falar com o personagem Kapp'n, que por 1000 bells te levará lá.Na ilha você podera pescar peixes e capturar insetos que não são encontrados na Vila, bem como encontrar frutas exóticas e ,ainda mais importante, conseguir comprar uma roupa de mergulho, para assim poder capturar as criaturas que ficam no fundo do mar.

Lá você também poderá jogar mini games, que te renderão moedas, que serão usadas para fazer compras lá, tendo em vista que na ilha você não pode usar os bells.

Diferente da versão para wii, no Animal Crossing New Leaf para 3DS dá para notar que o pessoal da Nintendo realmente se esforçou para trazer algo novo ao público.

Os novos personagens, objetivos e lugares para visitar ,juntando com a praticidade de poder jogar em qualquer lugar num console portátil fazem dele um game muito legal, que com certeza vale a pena conferir.

Ah, e antes de terminar essa postagem deixo aqui o link de um guia super completo em português de como jogar, incluíndo informações sobre ferramentas,como destravar lojas e configurações.Esse é o guia perfeito para iniciantes e até quem já joga há um tempo pode descobrir algo novo.

Tags:

Destaque
Tags
bottom of page