top of page

Minamoto Kitchoan: Um pedaço do Japão em Nova Iorque

Você quer conhecer uma loja de doces japoneses mas não tem dinheiro para uma viagem até o Japão ? A Minamoto Kitchoan pode ser a solução para seu problema

Essa lojinha de doces fica na Avenida Madison 509 em Nova Iorque e é um lugar muito interessante de se conhecer caso você esteja na cidade

Não é uma loja grande e nem tem lugares para se sentar ... Mas não deixe isso te desanimar : A decoração e a música criam uma atmosfera agradável fazendo com que você se sinta de fato na Terra do Sol Nascente

Ah, o fato de todos os funcionários serem japoneses também ajuda a deixar o ambiente ainda mais tradicional e contribui para a experiência !!

Os doces em sua grande parte são importados do Japão, impecáveis, e as embalagens não poderiam ser mais bonitas

A loja tem modelos de plástico dos doces, para você saber exatamente o que está pedindo, do que é feito e de qual tamanho será ... Isso é um costume bem comum nos restaurantes, confeitarias e padarias japonesas, o que na minha opinião é um algo muito legal e que deveria ser adotado pelos outros países

O preço para nós brasileiros é salgado, não vou mentir (levando em conta o valor atual do dólar um único mochi estaria custando 15 reais)

Se você conhece alguém que gosta de doces japoneses comprar uma caixinha e dar como omiyage é uma ótima idéia

Já fui muito à Liberdade, mas certos doces eu nunca consegui encontrar, e realmente estava com vontade de provar algo novo e exótico

Comprei três docinhos lá e vou fazer uma breve avaliação sobre eles :

Sakura mochi : Estava querendo provar esse wagashi há muitos anos mas nunca encontrei para vender no Brasil, imagino que seja por causa do clima quente que dificulta a plantação de cerejeiras. Ele veio dentro de um copinho quadrado de plástico, que dá suporte e evita que o doce acabe amassando durante o transporte. O cheiro que senti quando abri foi de arroz doce... Sim, pode acreditar !! Por mais estranho que pareça esse mochi tinha cheiro de arroz doce (fico pensando que talvez na receita tenha um pouco de canela) isso pra mim foi um ponto positivo, adorei :)

A camada externa feita de arroz tem uma textura granulada e grudenta, não é como o mochi tradicional que tem a massa homogênea e é passado na maizena, isso não me incomoda nem um pouco, mas lembre-se de ter um guardanapo em mãos se não quiser ficar com os dedos grudados

Resumindo : A aparência, o cheiro, a camada externa e o recheio de anko estavam todos uma delícia, a única coisa que não gostei muito foi o fato da folha e da flor de sakura estarem um pouco salgadas demais pro meu gosto ... Sei que a flor e a folha tem que ser imersas numa mistura de água e sal, mas mesmo assim achei um pouco salgado demais

Observação : Meses depois acabei descobrindo que na verdade a folha e a flor não são para comer ,logo, o erro foi meu. Levando isso em conta o doce é nota 10 !!

Matcha sembei : Uma das funcionárias estava oferecendo amostras dele numa bandeja e assim que eu provei foi amor a primeira mordida. O biscoito tem uma cor muito bonita, que vem do chá verde utilizado no preparo. Não vou negar que fiquei com medo de não gostar pois não sou lá muito fã de chá verde, mas amei esse biscoito

O sabor de matcha é bem suave, eu pelo menos mal senti. O biscoito é amanteigado com uma fina camada de recheio , que parece um pouco com buttercream. A grossura do biscoito, a quantidade de recheio e a doçura estavam perfeitos; Meu único arrependimento foi ter comprado apenas uma unidade

Com certeza é algo que eu vou comer novamente nas minhas próximas viagens. Caso você não queira arriscar um doce que tenha matcha saiba que a loja também vende o mesmo biscoito no sabor baunilha

Mame daifuku : Para quem não sabe mame significa "grão" ou "feijão" em japonês. Esse wagashi basicamente é um mochi, com recheio de anko e alguns grãos de feijão na parte externa. Deixei ele na geladeira por 5 dias e quando fui comer ainda estava bem macio e gostoso, prova de que os ingredientes usados foram de ótima qualidade

Os grãos de feijão que ficam na parte branca são um pouco durinhos, o que dá uma textura muito interessante, eu gostei bastante, na verdade acho até que poderiam ter colocado mais grãos.

Mais fotos da loja :

Destaque
Tags
bottom of page