O que devo ter na minha cozinha ?
A culinária japonesa possui uma infinidade de temperos e condimentos, cada um com um nome e finalidades diferentes, o que é ótimo, porém pode deixar algumas pessoas bem confusas. Quando comecei a me interessar pelo tema perguntas como "O quê devo comprar?" "Onde vou encontrar isso?" ou "Será que vale a pena comprar algo tão caro?" logo vieram a cabeça, e por isso resolvi criar uma pequena lista dos ingredientes que você deve ter no armário da sua cozinha para fazer a maioria dos pratos A lista não está completa; Existem outros ingredientes que também são importantes,resolvi citar aqui o básico dos básicos, ingredientes que são usados amplamente para fazer muitos pratos e que são relativamente fáceis de achar para quem mora fora da cidade de São Paulo e não tem acesso a mercados japoneses de grande porte. Ah,e se você mora em uma cidade onde achar até os ingredientes mais simples é uma tarefa complicada não se preocupe que no final dessa postagem tem uma lista de lojas online confiáveis onde você pode comprar o que precisa (•‿•)
1- Molho shoyu : Esse é provavelmente o molho mais conhecido da culinária japonesa, e não é para menos, pois é extremamente versátil. Além de ser servido junto de sushis e sashimis ele é utilizado com mirin e sakê para a preparação de molhos, é misturado com o arroz, é usado para dar mais sabor para carnes ... enfim, infinitas possibilidades !! Embora a base desse molho seja a soja, o tipo dos grãos utilizados, a quantidade de água e sal pode variar, resultando em sabores bem diferentes, e também em qualidades diferentes.Aconselho você a comprar o shoyo em lojas especializadas em culinária oriental e não num supermercado, pois lá você encontrará mais variedades e preços mais justos ... ah, embalagens grandes de 500ml ou mais tem um custo benefício maior (~‾▿‾)~ 2- Mirin : É um condimento feito a partir do arroz, que possui uma quantidade de açúcar maior e um teor de álcool menor que o sakê.Além de adicionar um sabor adocicado também serve para amenizar o cheiro de peixe dos alimentos 3- Sakê : Bebida alcoólica feita com uma variedade especial de arroz , cultivado apenas para a fabricação do produto, diferente do arroz utilizado para cozinhar.Ás vezes é usado em uma pequena quantidade (pois tem um sabor forte) no preparo de molhos 4- Shiitake : Cogumelo de sabor suave que combina bem com tudo : vegetais, macarrão, arroz ... Ele é utilizado em pratos como sukiyaki, chawanmushi, maze gohan, ramen e até para fazer dashi Eu gosto de comprar shiitake desidratado pois além de ser mais saboroso ele é mais fácil de encontrar e tem uma prazo de validade maior que o fresco.Para ser usado basta hidratar em água por alguns minutos.
5- Hondashi : Está presente em quase todos os mercados e é uma ótima opção para quem não encontra os ingredientes ou não tem tempo de fazer o katsuo-kombu dashi, pois basta misturar o conteúdo do pacote com água.Com essa base dá para preparar pratos como missoshiru e udon. 6- Katsuobushi : São lascas ou flocos de bonito desidratado com um sabor bem marcante. Normalmente utilizadas juntamente com a alga kombu para faz dashi, dentro de onigiris como recheio ou em cima do takoyaki. 7- Arroz: Embora não seja tempero ou condimento o arroz japonês é bem diferente do brasileiro, por isso acho importante colocá-lo na nossa lista O arroz ocupa um espaço enorme na alimentação diária dos japoneses, servindo como acompanhamento ou base para muitos pratos salgados e doces. Entre alguns deles estão : Kare Raisu , Katsudon, Omurice, Ikameshi, Sekihan, Yakimeshi e tamago kake gohan ... Com a popularização do sushi no Brasil atualmente não está difícil encontrar arroz japonês como era antes,e é bem provável que o mercado mais próximo da sua casa venda. O principal fator que faz o arroz japonês diferente do nosso (além do gosto) é a textura, ele é preparado com menos água que o arroz tradicional e tem uma textura mais "grudenta", que no preparo de sushi, nigiri ou onigiri é essencial para dar sustentação 8- Panko : Em japonês "pan" significa pão, e "ko" é um sufixo que significa pó ou farinha ... Traduzindo ao pé da letra ficamos com algo tipo "pó de pão" e ,de fato, é exatamente isso que esse ingrediente é. Perfeito para empanar carnes de qualquer tipo Panko é um substituto perfeito para a farinha de rosca, tendo resultados mais saborosos e crocantes que a mesma.É usado para fazer tonkatsu e ebi fry 9- Feijão azuki : É o feijão mais consumido pelos japoneses,e base de muitos (na verdade quase todos) os doces e também pode ser usado em receitas salgadas como sekihan, que eu brinco dizendo que é a versão japonesa do nosso arroz e feijão. Se você quer aprender a fazer doces japoneses com certeza vai precisar ter um ou dois sacos em casa ... ah, e se precisar da receita nós temos uma muito gostosa e simples aqui no blog (◕‿◕✿) 10- Nori,Wakame e Kombu : Para entender as diferenças e para que cada uma serve veja aqui minha postagem sobre algas
*Links de lojas online*