Tanabata Matsuri : O festival das estrelas (e dos pedidos)
Como é de costume gosto de escrever sobre feriados e festas japonesas na época que eles acontecem, e por isso mesmo devo admitir que foi muito difícil ter esperado tantos meses para escrever sobre o meu favorito de todos : O Tanabata
Tanabata é um festival japonês que possui uma história muito interessante e bonita ; Ele é tradicionalmente comemorado em 7 de julho, embora essa data possa variar um pouco de acordo com a região.
A lenda que explica o surgimento do Tanabata conta a história de uma princesa chamada Orihime, que vivia próxima da Via Láctea. Seu pai achou que ela já estava na idade de casar e por isso apresentou-a á um rapaz chamado Hikoboshi; O casal se apaixonou imediatamente e só tinham olhos um para o outro e acabaram deixando suas tarefas e obrigações de lado.
Arrendido, o pai da moça proibiu os dois de ficarem juntos, obrigando-os a morar em lados separados da Via-láctea. Orihime ficou desolada e com isso seu pai permitiu que ela visse seu amado uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês. Todo ano neste dia o casal se encontra e realiza todos os pedidos das pessoas na terra.
De acordo com a mitologia Orihime é representada pela estrela Vega e Hikoboshi pela estrela Altair, que de fato apenas são vistas juntas uma vez ao ano.
Sim, como você pode ver é uma data extremamente romântica e perfeita para casais passarem juntos.
O Tanabata é celebrado no Japão há mais de 1000 anos e desde 1604 é considerado feriado nacional; No Brasil entretanto esta data só começou a ser celebrada em 1978, exatos 70 anos desde o início da imigração japonesa.
Em São Paulo , no Bairro da Liberdade, o festival atrai 100.000 pessoas todos os anos; As ruas ficam todas enfeitadas e também há apresentações de taikô e danças típicas.
Nesta data um dos costumes mais populares e que já existe há quase dois séculos é escrever um pedido em um pedaço de papel colorido chamado e prender ele em uma árvore de bambu.
Estes papeizinhos são chamados de tanzaku (短冊)e eles estão disponíveis em diversas cores, cada uma tendo um significado:
branco (paz)
amarelo (dinheiro)
verde (esperança)
vermelho (paixão)
rosa (amor)
azul (proteção dos céus
Depois que o festival termina os papéis serão queimados, pois de acordo com a lenda assim eles chegarão aos céus e as estrelas transformarão o pedido em realidade
As comidas servidas durante os festivais são simples mas muito gostosas , dentre elas takoyaki (bolinhos macios com recheio de polvo) e yakitori (espetinhos de frango mergulhados em molho agridoce)
No Japão o Tanabata cai no verão, e por conta disso também é possível encontrar comidas refrescantes que tem como objetivo espantar o calor, como por exemplo somen , que é um tipo de macarrão servido gelado, acompanhado normalmente de cenouras, pepinos, ovos e tomate
Frutas frescas, sorvetes e kakikōri (gelo picado com xarope de frutas) também podem ser encontrados nos festivais de lá. O que não faltam são barraquinhas vendendo uma infinidade de lanches deliciosos
Outra coisa bem legal é que essa é uma das poucas épocas do ano que podemos ver as pessoas usando vestimentas tradicionais japonesas, como a yukata
Embora no Brasil isso ainda seja incomum, no Japão podemos ver balões de papel coloridos de vários temas desfilando pelas ruas
Espero que tenham gostado das informações e das fotos !!